Considerações...
Leitura: "Blogs. um recurso e uma estratégia pedagógica", de Maria João Gomes
Tendo em conta a enorme proliferação social do acesso à internet, quer a nível particular, quer ao nível das instituições educativas, o” Blog” – termo abreviado de “weblog”, -constitui sem duvida uma ferramenta fundamental para o processo de ensino aprendizagem, já que apresenta um conjunto de vantagens para o professor, alunos e comunidade, na gestão e participação deste processo. Tendo a vantagem da sua criação ser gratuita, o seu autor pode decidir sobre quem poderá aceder às informações nele contidas (abrindo-o á comunidade ou a um grupo restrito de pessoas a quem o Blog se dirija especificamente) podendo inclusive a sua autoria e construção ficar a cargo de um conjunto de pessoas (de uma turma por exemplo) em que todos contribuem para a produção do conhecimento “postadas” no Blog.
Cabendo ao professor decidir da pertinência do uso do Blog, devendo ter em conta a preparação dos seus alunos e a adequação das matérias em estudo, esta ferramenta digital poderá ser usada tanto como um recurso como uma estratégica pedagógica.
Como recurso, os Blogs caracterizam-se como uma fonte de informação geralmente acessível a todos, existindo Blogs sobre as mais variadas temáticas e muitos deles são mesmo criados oficialmente por instituições de interesse relevante. Convém contudo, o professor verificar sempre o rigor científico da informação veiculada pelos Blogs consultados pelos seus alunos, garantindo que estas informações sejam as mais correctas e pertinentes e evitar aprendizagens erradas.
Sendo um repositório de informação, os Blogs podem ser usados pelo professor como o seu próprio repositório onde, de uma forma especificamente organizada pelo professor, existirá a garantia de que a informação é a mais adequada, tendo ainda a vantagem de as informações relativas às diferentes matérias se encontrarem arquivadas num só sítio e não dispersas por várias páginas. Usado desta forma, o professor poderá também mais facilmente partilhar os seus materiais com outros professores permitindo uma maior coerência e melhor encadeamento das matérias abordadas nas diferentes diciplinas.
Enquanto estratégia, os Blogs permitem serem utilizados como portefólios digitais. Além de fácil criação, os alunos poderão facilmente gerir e editar os materiais resultantes das suas aprendizagens de forma diversificada e criativa, já que além de edição de texto, os Blogs permitem também “postar” imagens e vídeo. Deste modo, todos estes materiais encontram-se facilmente compilados num único sítio, evitando o seu transporte físico (o que em muitos casos, devido ao volume e peso dos materiais, se torna particularmente difícil) e facilmente poderá ser consultado por professores e alunos praticamente em qualquer altura. Mais do que mero repositório, este tipo de portefólio permite evidenciar a relação entre o processo e o produto final em tempo real (isto permite ao professor orientar os seus alunos em tempo útil e de forma contínua), e tendo em conta que os “posts” são colocados cronologicamente. Contudo, situações existirão em que o uso de portefólios digitais esteja limitado, isto porque existem materiais que exigem a sua presença física para uma correcta avaliação.
Também como estratégia, o uso dos Blogs em educação permite que, de forma simples, se estabeleçam intercâmbios entre escolas mas também entre a escola e a sociedade ou entre a escola e os Encarregados de Educação. Assim, facilita-se o acesso a novas oportunidades por parte de todos os agentes educativos e promove-se uma cultura de participação essencial para um desenvolvimento equilibrado da actividade educativa.
Recorrendo ao uso do Blog a técnica do “role-playing” pode também ser amplamente explorada no ensino através de Blogs orientados para debates sobre temas de interesse. Desta forma, promove-se o desenvolvimento do pensamento crítico e reflexivo dos participantes permitindo que as aprendizagens se tornem significativas e mais abrangentes.
Por fim, mas não menos importante, o uso do Blog enquanto estratégia poderá desempenhar um papel integrador de alunos oriundos de outros países ou de minorias étnicas. Gerido correctamente pelo professor, o Blog servirá para promover o respeito pelas diferenças culturais e individuais dos seus alunos, e como tal, elemento facilitador de integração de novos alunos.
Esta integração poderá também alastrar-se à própria integração da escola na comunidade e vice-versa, para que se promova facilidades de comunicação, se desenvolva um verdadeiro espírito de participação e cooperação entre todos os agentes de ensino.
Tendo em conta a enorme proliferação social do acesso à internet, quer a nível particular, quer ao nível das instituições educativas, o” Blog” – termo abreviado de “weblog”, -constitui sem duvida uma ferramenta fundamental para o processo de ensino aprendizagem, já que apresenta um conjunto de vantagens para o professor, alunos e comunidade, na gestão e participação deste processo. Tendo a vantagem da sua criação ser gratuita, o seu autor pode decidir sobre quem poderá aceder às informações nele contidas (abrindo-o á comunidade ou a um grupo restrito de pessoas a quem o Blog se dirija especificamente) podendo inclusive a sua autoria e construção ficar a cargo de um conjunto de pessoas (de uma turma por exemplo) em que todos contribuem para a produção do conhecimento “postadas” no Blog.
Cabendo ao professor decidir da pertinência do uso do Blog, devendo ter em conta a preparação dos seus alunos e a adequação das matérias em estudo, esta ferramenta digital poderá ser usada tanto como um recurso como uma estratégica pedagógica.
Como recurso, os Blogs caracterizam-se como uma fonte de informação geralmente acessível a todos, existindo Blogs sobre as mais variadas temáticas e muitos deles são mesmo criados oficialmente por instituições de interesse relevante. Convém contudo, o professor verificar sempre o rigor científico da informação veiculada pelos Blogs consultados pelos seus alunos, garantindo que estas informações sejam as mais correctas e pertinentes e evitar aprendizagens erradas.
Sendo um repositório de informação, os Blogs podem ser usados pelo professor como o seu próprio repositório onde, de uma forma especificamente organizada pelo professor, existirá a garantia de que a informação é a mais adequada, tendo ainda a vantagem de as informações relativas às diferentes matérias se encontrarem arquivadas num só sítio e não dispersas por várias páginas. Usado desta forma, o professor poderá também mais facilmente partilhar os seus materiais com outros professores permitindo uma maior coerência e melhor encadeamento das matérias abordadas nas diferentes diciplinas.
Enquanto estratégia, os Blogs permitem serem utilizados como portefólios digitais. Além de fácil criação, os alunos poderão facilmente gerir e editar os materiais resultantes das suas aprendizagens de forma diversificada e criativa, já que além de edição de texto, os Blogs permitem também “postar” imagens e vídeo. Deste modo, todos estes materiais encontram-se facilmente compilados num único sítio, evitando o seu transporte físico (o que em muitos casos, devido ao volume e peso dos materiais, se torna particularmente difícil) e facilmente poderá ser consultado por professores e alunos praticamente em qualquer altura. Mais do que mero repositório, este tipo de portefólio permite evidenciar a relação entre o processo e o produto final em tempo real (isto permite ao professor orientar os seus alunos em tempo útil e de forma contínua), e tendo em conta que os “posts” são colocados cronologicamente. Contudo, situações existirão em que o uso de portefólios digitais esteja limitado, isto porque existem materiais que exigem a sua presença física para uma correcta avaliação.
Também como estratégia, o uso dos Blogs em educação permite que, de forma simples, se estabeleçam intercâmbios entre escolas mas também entre a escola e a sociedade ou entre a escola e os Encarregados de Educação. Assim, facilita-se o acesso a novas oportunidades por parte de todos os agentes educativos e promove-se uma cultura de participação essencial para um desenvolvimento equilibrado da actividade educativa.
Recorrendo ao uso do Blog a técnica do “role-playing” pode também ser amplamente explorada no ensino através de Blogs orientados para debates sobre temas de interesse. Desta forma, promove-se o desenvolvimento do pensamento crítico e reflexivo dos participantes permitindo que as aprendizagens se tornem significativas e mais abrangentes.
Por fim, mas não menos importante, o uso do Blog enquanto estratégia poderá desempenhar um papel integrador de alunos oriundos de outros países ou de minorias étnicas. Gerido correctamente pelo professor, o Blog servirá para promover o respeito pelas diferenças culturais e individuais dos seus alunos, e como tal, elemento facilitador de integração de novos alunos.
Esta integração poderá também alastrar-se à própria integração da escola na comunidade e vice-versa, para que se promova facilidades de comunicação, se desenvolva um verdadeiro espírito de participação e cooperação entre todos os agentes de ensino.
Etiquetas: blogs
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